Passo 1
Comunique imediatamente a seguradora (veja o número ao lado) e informe como foi o acidente, quem foi o responsável e se houve envolvimento de terceiros.
Sobre os terceiros envolvidos:
- Você vai precisar informar dados básicos como nome, RG, telefone, endereço, marca e modelo do carro, se possível.
- Este é o momento em que você vai precisar escolher se quer utilizar uma oficina da rede credenciada da seguradora ou uma oficina de sua confiança.
Nós aconselhamos utilizar a rede credenciada das seguradoras pelos seguintes motivos:
- As oficinas passam por um controle de qualidade da seguradora para tornarem-se suas credenciadas;
- Tanto a vistoria como a liberação dos reparos são mais rápidas na rede de oficinas credenciadas;
- As seguradoras dão benefícios para quem opta por usar a sua rede de oficinas credenciadas, por exemplo: desconto na franquia, mais dias de carro reserva etc.
- Pergunte (e preste muita atenção) quais são os documentos que a sua seguradora exigirá para realizar a vistoria.
- Anote sempre o NÚMERO do SINISTRO.
Passo 2
Enviar para a seguradora os documentos exigidos. Sem isso, a vistoria não será realizada.
Passo 3
O veículo será vistoriado na oficina selecionada pelo cliente por um vistoriador da companhia de seguro. É ele quem vai verificar os danos e determinar se é um caso de PERDA PARCIAL ou PERDA TOTAL, além de conferir se os danos no veículo correspondem com a descrição do acidente.
Passo 4
Após o resultado da vistoria, a seguradora vai indicar quais documentos serão necessários para a autorização dos reparos em caso de perda parcial ou de pagamento de indenização em caso de perda total.
Passo 5 (Documentação)
Documentos para solicitação dos reparos:
- Boletim de Ocorrência da Polícia Militar;
- Boletim de Ocorrência da Polícia Civil (no caso de acidente com vítima);
- D.U.T. (Documento Único de Transferência) - frente e verso;C.N.H. (Carteira Nacional de Habilitação);
- C.N.H. (Carteira Nacional de Habilitação);
- Comprovante de residência;
- RG;
- CPF;
Para veículos com restrição financeira (financiamento, consórcio ou leasing):
- Cópia da última parcela paga para a financeira.
Conclusão
Após os reparos você poderá retirar o veículo e realizar o pagamento da franquia diretamente na oficina.